Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

9º Fichamento

9º Fichamento

Doença do Sangue

1.      O sangue é um tecido fundamental a manutenção os demais tecidos e órgãos do organismo humano. Algumas doenças afetam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Anemia
1.      Podem ser causadas por hemorragias internas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos com pouca hemoglobina.
Anemia Falciforme
1.      Essa anomalia na estrutura da hemoglobina acarreta consequências  das tricas. As moléculas de hemoglobina são modificadas dando à hemácia a forma de foice por isso chama-se falciforme.
2.      O eritrócito (hemácia) falciforme não tem flexibilidade para passar nos pequenos vasos sanguíneos, é frágil e tem vida curta e então decorre a anemia.
3.      As pessoas com anemia falciforme têm problemas circulatórios que causam intensas dores abdominais, musculares ou ósseas e são suscetíveis as infecções bacterianas e esperam muitos cuidados.
4.      O transporte de medula óssea e uma possibilidade se conseguir um doador compatível.
Hemofilia
1.      Ocorre varias modificações químicas no plasma sanguíneo, chamado fatores de coagulação e produz uma proteína chamada fibrina, formando uma rede que aprisiona hemácias, mucócitos e plaquetas, formando assim o coagulo.
2.      A hemoglobina é resultado de uma deficiência genética de alguns desses fatores de coagulação. A coagulação é lenta e tem sangramentos excessivos afetando os osso e incapacitando a pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário