7º Fichamento
Embriologia e genética
Embriologia
1. O desenvolvimento humano inicia com a fertilização a junção do espermatozóide, com o ovulo. Destas duas células, surge uma única célula D Zigoto com informação genética do Pai e da Mãe.
Gametogênese
1. É o processo de Formação e desenvolvimento das células sexuais, os gametas, preparando-as para a fertilização.
Meiose e sua importância
1. A meiose só ocorre em células germinativas. É dívida em duas fases, a primeira denominada reducional, a célula mãe da origem a duas células com 23 cromossomos cada uma. Cada par de cromossomos é composto por quatro cromátides, ligados por dois centrômeros. (São pontos que as unem). Os núcleos de célula diplóide contem duas versões similares, um cromossomo paterno e um cromossomo materno. Como os cromossomos são portadores de genes, ocorre uma recombinação genética, contribuindo para o aumento da variabilidade genética.
Espermatogênese
1. São células espermatogônias, chamados diplóides, com 46 cromossomos. Estas permanecem inativas até a puberdade, quando possa por sucessivas divisões mitóticas e aumenta de tamanho, tornando-se espermatófitos primários, onde ficam armazenados nos testículos até a fecundação.
Ovogênese
1. As células germinativas primitivas ovogônias tornando-se um óvulo maduro, e aumentam de tamanho, dando origem aos ovócitos primários e neste momento células do estroma ovariano circundam o ovócito primário, gerando o folículo primordial. A longa para o término da divisão meiótica talvez seja um predisponente a erros de divisão, como as não-dijunções, por exemplo, a síndrome de Down.
Fertilização
1. É o contato do espermatozóide co o óvulo e a fusão de seus núcleos.Com a união das duas células seus núcleos perdem as membranas e se fundem,dando origem a uma nova célula chamada zigoto,que é o início de todos nós.
Clivagem do zigoto
1. Clivagem do zigoto é o processo de sucessivas divisões mitóticas,que resultam em um rápido aumento de células.O zigoto se divide em duas células chamadas blastômeros ,onde se divide em quatro ,esses quatro em oito e ai por diante.As repetidas divisões formam uma esfera compacta de células,denominada de mórula.Quatro dias após a fertilização, a mórula penetra no útero,onde surgem espaços entre os blastômeros , preenchidos por liquido provenientes da cavidade uterina, uma mais interna o citotrofoblasto e uma externa, o sincicitofoblasto. Surgem então, entre o embrioblasto e o trofoblasto, uma nova cavidade, a cavidade amniótica. O epiblasto, voltado para a cavidade amniótica e o hipoblasto, voltado para a cavidade blastocística.
2. Por volta do décimo dia, o embrião já esta totalmente implantado no endométrio, onde surge uma grande cavidade que envolve o âmnio e o saco vitelino, chamado celoma extra-embrionario.
Gastrulação
1. É o processo pelo qual o disco embrionário (bilaminar formado por duas camadas) é convertido em um disco trilaminar. É o início da morfogênese desenvolvimento da forma do corpo.
2. A linha primitiva torna possível identificar o eixo cefálico-caudal do embrião, suas extremidades dorsal e ventral, lado direito e esquerdo.
3. As células do epiblasto dão origem a todas as três camadas germinativas do embrião que são o primórdio de todas os tecidos e órgãos.
4. Existem três camadas germinativas:
ü Ectoderma: sistema nervoso central (SNC);sistema nervoso periférico (SNP);epiderme e seus apêndices(pêlos e unhas),glândulas mamárias e subcutâneas;hipófise,meninges.
ü Mesoderma: tecido conjuntivo; cartilagem, ossos, músculos estriados e liso;coração ;sangue,vasos e células linfáticas;rins ;ovários;testículos e membranas de revestimentos das cavidades corporais(pleura e pericárdio)...
ü Endoderma: revestimento epitelial dos tratos gastrointestinais e respiratório;glândulas tireóide e paratireóide;timo fígado e pâncreas.
5. O processo notocordal cresce em sentido cranial, entre o ectoderma até alcançar a placa precordal, aparti destes dois processos se forma a membrana orofaríngea (futuro local da boca).
6. A notocorda define o eixo primitivo do embrião, oferecendo-lhe rigidez, indicando o futuro local da coluna vertebral. A notocorda se degenera, permanecendo apenas o núcleo pulposo dos discos intervertebrais, que se formão futuramente entre as vértebras.
Neurulação: O tubo Neural como Precursor embriológico do Sistema Nervoso.
1. As células do ectoderma subjacente (células que estão sobre a notocorda) originando a placa neural futuramente o sistema nervoso central.
2. Células da crista neural, originarão os gânglios espinhais, os gânglios do sistema nervoso autônomo, as bainhas de revestimento dos nervos e as meninges (membrana que revestem e protegem o sistema nervoso central).
3. O embrião continua o seu desenvolvimento sendo que na ultima semana do período embrionário (8º semana) os principais órgãos e sistemas já estão formados.
Correlação Clinica
1. A placa neural formada da goteira neural e logo do tubo neural é um componente embriológico fundamental para a formação de um sistema nervoso sadio.
2. Em casos de problemas da gestação, poderá acarretar em graves distúrbios de constituição só sistema nervoso, como a Midomeningocele, Meningoencefalocele e Anencefalia (nativo ou natimorto sem cérebro).
Aberrações cromossômicas Numéricas
1. Aberrações cromossômicas numéricas são desordens que implincam na geração de indivíduos com números. Este erro ocorre tanto na gametogênese materna como na gametogênese paterna.
Síndrome de Klinefelter
1. Os indivíduos dessa síndrome são fenotipicamente homens, mas com algumas características femininas, particularmente com relação as características sexuais tais como: Presença de seios (ginecomastia), ausência de pelos, próstata pequena e testículos pequenos.
Síndrome de Down
1. É conhecida por Down, porque foi Longdan, quem descreveu pela primeira vez os sinais clínicos da doença.
· Retardamento mental (Qi entre 15 e 50).
· Aparência fácil típica, a face achatada.
· Existência de uma prega no canto do olho.
· Dentição irregular.
· Orelhas pequenas e deformadas
· Baixa estatura
· Ossos curtos e largos.
· Mãos curtas e grossas, com uma mega simiesca na palma e uma única prega no quarto dedo.
Síndrome de Turnes
1. A grande maioria dos fetos portadores desta síndrome é abortada espontaneamente. Quando adultas apresentam geralmente baixa estatura, não mais que 150 cm; linha posterior de implantação dos cabelos baixa (na nuca); pescoço alado; retardamento mental; genitálias permanecem juvenis; ovários são atrofiados e desprovidos de folículos, portanto, as mulheres não procriam, exceto em poucos casos relatados de Turner férteis elas não menstruam, as mamas são ausentes. Não exibem desvios de personalidades, ou seja, sua identificação psicossocial não é afetada.
Divulga meu video
ResponderExcluirhttp://lorefm.blogspot.com/2011/06/video.html
Por favor!