Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nordeste Terra Amada

Meu Nordeste Terra Amada

Eu vou dizer as Maravilhas que o Nordeste pode ter. Como é bonito ver as praias do Nordeste as dunas de área que se estende ao litoral, gente bonita educada e hospitaleira por aqui não tem besteira todo mundo é igual, povo humilde, honesto e trabalhador que lutam sem sensato com esforço e dedicação, tem muita união nesse pedaço de Pais essa gente feliz não sabe o que é corrupção.
Pois o Nordeste alisesse do País Colaborou pro Brasil ser colonial com seus plantios, seus cultivos, suas minas e a coragem desse povo que trabalha sem igual, como é doce a nossa cana de açúcar, da salina extraímos nosso sal tem a indústria do pólo petroquímico na Bahia extrai sempre o petróleo natural.
Tem a mina de chumbo e do quistênio, Magnesita, gipsita e muito mais, tem polichisto petuminoso, gás natural e urânio são riquezas minerais, nesse clima semi-árido e tropical da agricultura, e do comercio industrial, cultivo do coco, do palmito e do arroz, da cana de açúcar, do fumo e do cacau, feijão e milho, batata e mandioca, plantio de uvas para o vinho fabricar, babaçu, carnaúba são palmeiras pecuária leiteira renda pras bandas de cá.
Rio São Francisco e Rio Jaguaribe também se destaca o Rio Paraguaçu onde realizam atividades pesqueiras, aqui atrai turista do norte também do sul, comer lagosta, camarão, pirarucu depois tomar uma pinga com castanha de caju.
É grande a coragem do vaqueiro nordestino que seu destino é correr atrás do boi, sai galopando no cavalo arriado vestido num gibão de botas e chapéu de couro esse vaqueiro no nordeste é campeão e o aboiar do vaqueiro e a voz desse sertão.
Nosso nordeste hoje está desenvolvido, seus nove estados têm história pra contar, tem as maravilhas das praias de Recife, Bahia e Fortaleza a Capital do Ceará, a ponte que liga Juazeiro a Petrolina e navegação de transportes fluviais ou ver mulher bonita num passeio em Olinda desfilando nas ruas em tempos de Carnavais.
Nosso nordeste também tem caba valente, que amansa burro e pega cobra com a mão, porém são respeitadores e merecem seu respeito no trecho que mandou o rei do cangaço Lampião, eu vou falar da cultura do nordeste da zona da mata do sertão até o sul, das cantorias dos repentes de viola versos lindos que namoram no luar do céu azul. Tem sanfoneiro, zambubeiro e cantador, tem pianista repentista e embolador, compositor e cantor pra ganhar dinheiro vaquejada carnaval e vaqueiro aboiador.
Temos reisado, lapinha e maneiro pau, capoeirista e tocador de berimbal tem escritor o poeta sertanejo rezador e curandeiro e plantas medicinais. Nosso nordeste mantêm sua tradição sua religião e seus costumes culturais comemoram nas cidades as festas de padroeiros milhares de devotos vem a festas anuais na região artesanato é de primeira e tem variedades de produtos no lugar as pedras cariri que é como uma mãe leiteira gerando emprego e renda pras famílias se sustentar.
No mês de Junior aumenta mais animação, na festa de santo Antonio de São Pedro e São João bota fogo na fogueira e chama as damas pro salão vamos dançar o forró de Luiz Rei do Baião.

Um comentário:

  1. Rede de Blogs lança Regulamento da VOTAÇÃO do TOP BLOG 2011 de Nova Olinda! Venha e inscreva-se no Laboratório de Informática da EEFM Padre Luís Filgueiras!
    Confira o Regulamento em:
    http://www.rededeblogsno.blogspot.com/
    Em caso de Dúvidas entre em contato!!!
    Agradece,
    Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.

    ResponderExcluir